5 tendências que estão transformando o mercado de seguros

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A transformação digital tem mudado os hábitos de consumo dos usuários durante a aquisição de serviços. Se há alguns anos já era frustrante ter que esperar horas para resolver um imprevisto ou precisar passar por processos burocráticos para conseguir solucionar um problema, hoje essas situações são consideradas praticamente inadmissíveis.

Inovação é a palavra-chave para solucionar as insatisfações dos clientes e as dificuldades que trazem prejuízos para as seguradoras. Continue lendo este post para conhecer 5 novas tendências em seguros que irão ajudar sua empresa a se destacar no mercado com as novas tecnologias.

Tendência #1: A transformação digital e a facilidade de resolver tudo on-line

O número de pessoas conectadas à internet em todo o mundo cresce a cada dia. Com essa facilidade de acesso a informações, percebemos também os novos hábitos para administrar serviços on-line.

Há 10 anos, por exemplo, só tínhamos acesso a serviços bancários fisicamente, precisando ir até os caixas eletrônicos ou às agências para pagar contas e resolver problemas.

Agora, boa parte das situações podem ser solucionadas pelo site e até mesmo por aplicativos instalados em nossos celulares e tablets. Essa transformação digital tem ganhado força em todos os segmentos de mercado, inclusive no mercado de seguros.

Resultados para as seguradoras

Oferecer serviços personalizados e com menos burocracia é um importante ponto a favor para melhorar o relacionamento com os clientes e elevar a fidelização.

Vantagens para o consumidor

Além de poder contratar, personalizar e cancelar serviços com um simples acesso a um aplicativo, em qualquer lugar e no horário que lhe for mais conveniente, o usuário ainda evita toda a parte burocrática e desgastante, conseguindo resolver o que deseja com muito mais agilidade.

Tendência #2: A proatividade da internet das coisas

Com a conectividade e a coleta de dados a partir dos mais variados dispositivos, a IoT (sigla para internet of things) permite alcançar mais agilidade no processamento de sinistros.

A situação econômica dos últimos anos exigiu mais cautela e controle por parte das seguradoras. Logo, a capacidade de coletar dados por novos meios contribui para entregar informações e análises extremamente valiosas para as companhias.

Resultados para as seguradoras

Obter mais dados sobre os clientes permite ter a capacidade de enviar conteúdos personalizados a eles, como sugestões de manutenção na casa e dicas de segurança ao dirigir. Esse é um diferencial que torna a empresa mais próxima deles e ainda auxilia para prevenir sinistros. Também ajuda a oferecer pacotes de seguros altamente personalizados, de acordo com o perfil e os hábitos de cada usuário.

Outro ponto importante é poder receber em tempo real avisos sobre perdas ou danos de bens segurados. Isso ajuda a seguradora a ter conhecimento, com agilidade e transparência, a respeito de informações sobre a causa e a gravidade das perdas, melhorando a assertividade tanto em seguros de acidentes quanto nos seguros de propriedades.

Vantagens para o consumidor

Conhecimento e informação são sempre bem-vindos. Receber dicas e instruções diretamente relacionadas à rotina dos consumidores os fará sentirem-se bem assistidos pela seguradora contratada.

Ainda, receber alertas proativos sobre danos e perdas de bens, e também informações sobre a situação das ocorrências, representa uma grande vantagem para quem contrata os serviços de uma seguradora.

Tendência #3: Inteligência artificial para identificar fraudes e perdas

O modelo reativo, tradicional das seguradoras, tem se mostrado ultrapassado. Hoje, é muito mais rentável investir em ações que ajudem a identificar, prever e reduzir os riscos de perdas e sinistros.

Resultados para as seguradoras

Com a inteligência artificial tem sido possível analisar um volume extremamente alto de dados com muito mais facilidade, elevando a eficiência operacional. Assim, tornou-se muito mais rápido identificar chamados fraudulentos e melhorar a prevenção de perdas e acidentes, o que contribui na redução de custos. Também torna possível prever eventos de risco, como catástrofes e situações de perigo para os segurados.

Vantagens para o consumidor

Como consequência da redução do risco de acidentes, temos o bem-estar dos clientes e a capacidade de deixar os preços dos seguros mais acessíveis. A inteligência artificial ainda fortalece a personalização do plano de seguro, considerando o comportamento e o perfil dos usuários.

Tendência #4: Assistente de voz para melhorar a experiência do cliente

Os assistentes de voz têm conquistado os usuários por serem habilitados a atender às suas necessidades e dúvidas no momento em que são requisitados. A eficiência entregue por essa ferramenta melhora a experiência do cliente com a prestadora de serviços e tem baixo custo para ser implementada.

Resultados para as seguradoras

Um assistente de voz ajuda a simplificar a jornada dos clientes na aquisição de seguros, aumentando o volume de vendas e, assim, melhorando os rendimentos da empresa. Aproveitar os benefícios dessa tecnologia é um excelente caminho para esclarecer dúvidas e entregar informações sobre cotações, termos dos seguros e muito mais de forma automática e ágil, pois não depende da disponibilidade da equipe de vendas para prestar o atendimento.

Vantagens para o consumidor

A prontidão no atendimento entregue sem complicações com certeza é a maior vantagem para os clientes. Ter suas reclamações e dúvidas atendidas com rapidez impacta positivamente na sua satisfação.

Tendência #5: Cobertura para riscos que antes não eram segurados

Mais uma vez, a coleta de informações aliada à grande personalização abre novos caminhos. Os planos de seguros de acidentes, que antes eram mais rígidos, agora passam a ser mais dinâmicos. O mesmo vale para os seguros de propriedades.

Resultados para as seguradoras

Ampliar as modalidades de cobertura torna a seguradora mais procurada por atender demandas que as concorrentes ainda não conseguem cobrir, por falta de recursos e pelos altos riscos de se fazer isso sem o apoio das novas tecnologias.

Vantagens para o consumidor

A flexibilidade das ofertas faz o consumidor sentir-se mais disposto a fechar um negócio que parece ter sido feito exclusivamente para ele – e que realmente foi!

Como você viu nas 5 tendências em seguros que listamos neste post, oportunidades não faltam para as empresas que decidem apostar na transformação digital para evoluir e se destacar no mercado de seguros.

Para saber mais sobre o segmento e ter insights que ajudarão a diferenciar o seu negócio, continue acompanhando os conteúdos do Trends.

Posts relacionados