IoT e a transformação do mercado de seguros automotivos

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O mundo está cada dia mais conectado. Porém, com a evolução constante das tecnologias existentes e com a criação de novas ferramentas, enfrentamos a dificuldade de estar por dentro de tudo o que acontece no mercado global de tecnologia para seguros.

Neste artigo você irá conhecer as novidades que a IoT já está entregando para o segmento de seguros automotivos e as possibilidades que virão em um futuro próximo.

A IoT e o mundo mais conectado pela segurança

Quando compramos um carro novo hoje em dia, ele vem acompanhado pelo conceito de Internet das Coisas – em inglês Internet of Things ou IoT – pois está conectado a uma série de serviços e benefícios disponíveis para o comprador. Uma das principais vantagens é a segurança do motorista e seus passageiros.

Para as fabricantes também existem ganhos com a presença da IoT nos seus veículos. Além de melhorar a experiência entre os clientes e a marca, ela ajuda a coletar informações sobre a vida útil do carro, permitindo que as empresas utilizem esses dados para implementar melhorias nas próximas versões, especialmente para melhorar a segurança de seus clientes.

A Gartner estima que até 2020 teremos 150 milhões de veículos no mundo com conexão de rede sem fio. Desses, entre 60% e 75% serão capazes de consumir, criar e compartilhar dados via internet.

Com esses números e informações citados acima, podemos identificar as novas oportunidades da tecnologia para seguros automotivos. Confira as novidades associadas à IoT que oferecem vantagens para os motoristas, passageiros, pedestres e para a sociedade como um todo.

Automação da segurança

Já existem ferramentas que funcionam interligando os veículos com tudo o que acontece e está ao seu redor. Modelos mais avançados de sensores tornam possível identificar fatores como velocidade, distância, condições do itinerário e tempo de direção, entre muitos outros.

A coleta e a transmissão de dados do carro e dos elementos externos ajudam a evitar colisões e outros perigos na estrada, além de auxiliar os motoristas a desviarem de engarrafamentos e eventos que estejam bloqueando alguma área que faz parte do seu trajeto.

Outra vantagem entregue pela IoT é identificar, pelo comportamento do motorista, quando ele está se sentindo cansado ou sonolento. Assim, um assistente virtual entra em cena para passar instruções a ele.

Até mesmo com conteúdos publicitários, como ofertas de hotéis próximos a sua localização, para que possa descansar, ou cafeterias disponíveis na região, para que ele possa fazer um intervalo e recuperar a energia. Após essa pausa ele estará apto a continuar sua viagem em segurança e sem oferecer riscos a outras pessoas

Um sistema que reúne informações captadas por câmeras internas e por sensores (reconhecimento facial e de voz, por exemplo) disponíveis no automóvel potencializam a segurança. Afinal, eles oferecem a possibilidade da autenticação multifatorial, exigindo uma combinação de Tecnologias para a prevenção de furtosdados que estejam de acordo com as informações coletadas sobre o motorista do veículo.

Quando o sistema identifica que uma pessoa não autorizada a dirigir o veículo está tentando utilizá-lo, o carro é bloqueado automaticamente, impedindo o furto.

Personalização que acompanha o motorista

Além de utilizar o reconhecimento facial para evitar que o veículo seja roubado, as tecnologias desenvolvidas a partir da IoT também permitem adaptar os recursos do carro de acordo com a pessoa que senta ao volante. Isso melhora a experiência de dirigir conforme as suas preferências.

Telemática em parceria com IoT para seguros

Nos últimos anos, as seguradoras já estão vivenciando a capacidade de ter acesso a uma quantidade muito maior de informações sobre pessoas e bens. Isso inclui o segmento automotivo.

A IoT associada à telemática, responsável por fazer a transmissão dos dados coletados pelos dispositivos conectados à internet, nos traz informações antes inimagináveis de serem obtidas. Hoje é possível mensurar os riscos que mais acontecem em uma determinada região, os comportamentos e os hábitos de consumo dos motoristas, as situações que fazem parte de seu dia a dia, os itinerários que estão em sua rotina, dentre uma infinidade de conteúdos.

Assim, a tecnologia para seguros viabiliza hoje o que antes era impossível para as empresas conseguirem entregar a seus clientes. Permite que elas possam oferecer serviços personalizados de acordo com cada consumidor, inclusive a preços diferenciados, justamente por conhecer melhor o seu público e pela gestão preditiva de riscos.

Percebeu como a segurança está presente em todos os itens listados acima? Isso comprova que a aplicação da IoT no mercado de seguros automotivos é essencial para incentivar melhores práticas no comportamento das pessoas no trânsito.

Investir em ações que valorizem o bem-estar de todos, bem como a preservação e longevidade de bens, oferece ganhos que vão muito além da relação entre empresa e cliente, entregam vantagens para toda a sociedade.

Ou seja, apoiar-se nas novas tecnologias não é mais apenas um diferencial para as seguradoras melhorarem seu relacionamento com os consumidores. Esse é um fator que impacta diretamente em sua imagem e na sua reputação no mercado.

Gostou desse conteúdo e não quer mais perder nenhuma novidade? Continue de olho no Trends.

Posts relacionados