3 temas digitais para promover o crescimento dos corretores de seguros em 2021

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As inovações das tecnologias trazidas pela transformação digital, as novas demandas do consumidor, a competição e as mudanças na dinâmica do mercado estão revolucionando o crescimento dos corretores de seguros. O ritmo crescente de inovação desafiou as práticas de seguro tradicionais e criou uma nova era definida por maior conectividade e automação.

Este cenário é capaz de criar oportunidades sem precedentes para gerar maior eficiência operacional e impulsionar o crescimento por meio de novos produtos, serviços e experiência do cliente.

Corretores que se comprometem totalmente com o digital, incluindo o uso de um sistema de gerenciamento de corretagem, operando na nuvem e estendendo o autoatendimento a clientes por meio de tecnologia como aplicativos móveis têm muito mais chances de sucesso. 

Ao avaliar a adoção de novas tecnologias, existem 3 áreas principais a serem consideradas para garantir que os produtos e serviços entreguem valor e possibilitem o crescimento dos corretores de seguros: 

  1. The digital broker: inovação prática para ajudá-lo a administrar seus negócios de maneira inteligente com conectividade digital e automação para oferecer a expansão do portfólio de produtos;
  2. Ecossistema Digital: a necessidade de parcerias mais próximas e valiosas entre as seguradoras e seus parceiros de distribuição, para que ambos percebam ainda mais valor um do outro;
  3. O futuro digital: a tecnologia está mudando rapidamente e, nos próximos anos, veremos a adoção generalizada de tecnologias que vão alterar radicalmente o cenário de seguros. Como o seu provedor de tecnologia pode ajudar a estar pronto para adotar e obter valor com isso?

Conheça mais sobre elas ao ler este post!

1- The Digital Broker

Existem três características principais para levar ao crescimento dos corretores de seguros, ajudando-os a trabalhar de maneira digital. Ao colocá-las em prática de maneira coesa fica mais fácil pensar em uma estratégia de crescimento digital. Uma que seja capaz de fornecer os principais recursos necessários para operar com mais eficiência, tomar decisões de negócios mais informadas, construir melhores relacionamentos com seguradoras, melhorar o atendimento ao cliente e acelerar a lucratividade em todas as linhas de negócios. Essas três características são:

  • Conectividade digital aos segurados para melhorar a experiência do cliente;
  • Automação digital dentro da corretora de seguros para aumentar a eficiência;
  • Conectividade digital para impulsionar a interação inteligente.

Ao se tornar um corretor digital, a tecnologia chega para permitir maior eficiência e valor por meio de fluxos de trabalho automatizados, comunicações integradas com o cliente e conectividade avançada em cada estágio do ciclo de vida do seguro. 

Agora vamos nos concentrar em como a transformação digital permite que você exista melhor no ecossistema digital.

2- O ecossistema digital

O ecossistema de seguros está mudando. Novos players estão entrando e os existentes reagem ao fazer novos movimentos. Devido à pressão sobre as rotas tradicionais para o mercado e os negócios diretos ao consumidor começando a consumir linhas mais simples, o relacionamento entre seguradoras e corretores parceiros é mais importante do que nunca.

Para impulsionar a conectividade você deve aproveitar a tecnologia para se conectar às seguradoras. Essas tecnologias básicas incluem um sistema de gerenciamento com comércio integrado on-line

Ao automatizar a troca de dados entre você e as seguradoras com quem trabalha é possível obter acesso mais amplo aos produtos de cada parceira, com automatização das informações sobre apólices e sinistros. Isso permite um nível mais alto de atendimento aos seus clientes.

Além disso, a tecnologia digital permite que você repense a experiência do consumidor para criar mais conectividade com os seus segurados. Ao oferecer várias maneiras de interação com a sua empresa: seja pessoalmente, por telefone ou on-line – independentemente do tipo de apólice ou cobertura, é possível ter clientes mais felizes e satisfeitos.

Isso ajuda a impulsionar o retorno do investimento realizado por meio de retenção aprimorada e crescimento de novos negócios. Uma visão única de cada segurado irá diferenciar seu negócio e permitir uma experiência mais simplificada.

3- O futuro digital

O ritmo da inovação está cada vez mais rápido e decidir como e quando você deve adotar coisas novas pode ser uma tarefa difícil. Com a ajuda do parceiro certo é possível simplificar essa complexidade, permitindo a escolha das tecnologias que irão revolucionar a maneira como você gerencia seus negócios.

Seja implementando um sistema de gerenciamento básico, adotando portais de autoatendimento para clientes e aplicativos móveis ou usando e-trading para se conectar digitalmente com seguradoras, as oportunidades são abundantes para o crescimento dos corretores de seguros. 

Você se sente pronto para se transformar digitalmente? O futuro digital oferece oportunidades empolgantes para transformar a indústria de seguros em um ecossistema melhor e mais valioso para todos os envolvidos.

Para aqueles que ainda não estão no caminho da transformação digital, a hora de começar é agora. Ao fazer isso, você aprimora sua capacidade de atender às necessidades dos consumidores de hoje e estabelece uma base para o sucesso futuro na revolução digital do seguro.

Como a GR1D ajuda o crescimento dos corretores de seguros

Impulsionado pela transformação digital e pelas ferramentas disruptivas, o ecossistema de seguros não para de crescer. Em um cenário no qual a inovação tecnológica acontece a partir da soma de esforços de seguradoras, desenvolvedores e fornecedores, o marketplace de APIs da GR1D reúne em uma só plataforma todos os atores que precisam interagir. 

As APIs disponibilizadas pela GR1D atuam para facilitar a integração de sistemas entre as diferentes empresas que participam do ecossistema de seguros. Isso sem dizer que é o caminho mais curto para colocar em prática a tão falada transformação digital. E, o melhor, de maneira simples. 

O mercado está mudando e o movimento open insurance é visível. As corretoras precisam entrar no mercado digital justamente para oferecerem soluções mais rápidas e precisas. 

Em uma época onde as insurtechs oferecem serviços inovadores, as corretoras precisam acompanhar esse movimento. Até porque ninguém tem tempo a perder.

Na prática, como a GR1D Insurance pode ajudar os corretores de seguros a:

  1. Conhecer melhor o cliente com uma APIs de enriquecimento de dados;
  2. Evitar fraudes ao disponibilizar APIs que ajudam a checar se as informações passadas são verdadeiras; 
  3. Facilitar a emissão e gerenciamento de documentos fiscais, facilitando a gestão de notas fiscais, por exemplo.

Não deixe de fazer mais para a sua empresa, acredite no potencial que a tecnologia tem para apoiar o crescimento dos corretores de seguros! Comece agora mesmo a transformação digital ao conhecer melhor o marketplace de APIs da GR1D.

Posts relacionados