Entenda como o Pix vai impactar a economia brasileira

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Pix já é uma realidade no Brasil. A tecnologia, que por muito tempo foi aguardada pelos brasileiros, finalmente foi liberada pelo Banco Central

Os números de utilização do Pix no Brasil já se mostram de fato muito impressionantes, superando todas as expectativas – inclusive as do próprio Banco Central. 

Mas como ele pode transformar a economia nacional? Conheça mais informações e curiosidades a respeito do histórico do Pix. Saiba como ele influencia o mercado brasileiro e como o seu uso pode modificar a sua forma de lidar com o dinheiro! 

Pix no mercado brasileiro

Ao final de 2020, mais precisamente no dia 16 de novembro de 2020, deu-se início à operacionalização do Pix no Brasil

O sistema de pagamentos, que realiza transferências entre contas em menos de 10 segundos, chegou para revolucionar a relação do brasileiro com o dinheiro.

A iniciativa do Banco Central do Brasil de trazer ao brasileiro um maior acesso aos meios financeiros parece ter sido assertiva, é o que reforça o estudo realizado pelo Banco BS2 em parceria com o painel OpinionBox.

Dentre os usuários de sistemas bancários, 73% pretendem utilizar o Pix em suas transações. Esse interesse reforça o quanto o brasileiro enxerga a nova tecnologia como importante ferramenta de pagamento para o dia a dia. 

O projeto que visa substituir o TED e o DOC parece já ter apresentado resultados além das expectativas. Afinal, desde o início de 2021, o número de transações via Pix já é superior aos outros modelos.  

Pix e a conta salário

A completa adequação das contas salário ao Pix será um grande marco para o mercado nacional. O projeto do Banco Central é de que essa adequação ocorra ainda no ano de 2021

Uma simples adequação poderá ser responsável por aliviar a carga tributária, garantir maiores lucros para o empregador e ainda assim melhores remunerações ao empregado. 

O modelo de portabilidade de salário não é nenhuma novidade no Brasil, visto que seu início foi no ano de 2006. Modelo esse que traz ao cliente a liberdade de escolher onde deseja administrar a sua conta, não dependendo dos vínculos bancários da empresa. 

No ano de 2020, foram realizados 3,54 milhões novos pedidos de portabilidade aos bancos parceiros de empresas nacionais, o que significa o equivalente em contas salário operando no sistema bancário nacional. 

O Pix entra como uma segunda fase dessa transformação digital, mantendo o mesmo conceito de independência entre contas, porém trazendo benefícios, como a agilidade nas transferências e a eliminação de tarifas e demais processos burocráticos. 

Pix e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O recolhimento do FGTS em breve será realizado também via Pix. Essa, que era uma dúvida comum entre as empresas, foi esclarecida pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello.

Durante uma reunião do plenário do Fórum Pix, em que João Manoel presidia, o diretor acrescentou que: 

“Esse acordo com a secretaria tem como objetivo viabilizar o Pix como uma opção para o recolhimento de contribuições ao FGTS e da contribuição social a partir do lançamento do FGTS Digital, previsto para janeiro de 2021”.

A plataforma permite que qualquer empresa participante do Pix faça pagamentos do FGTS ou da contribuição sindical de forma simples e rápida. Essa é mais uma novidade que promete trazer grandes economias para as empresas brasileiras. 

Além do Pix – Novas soluções tecnológicas

A chegada do Pix parece ter motivado as fintechs a elaborarem novas soluções digitais para modernizar ainda mais o sistema financeiro brasileiro, trazendo novas possibilidades. Algumas novidades são destacadas abaixo: 

O mercado de soluções financeiras está atento quanto às possibilidades do Pix, pois já percebeu que a disponibilização de soluções disruptivas tende a ser um atrativo para aprimorar as suas carteiras de clientes.

O comércio e o Pix

O comércio, por sua vez, ainda não caminha no mesmo ritmo de utilização do Pix, porém, segundo o presidente da ABECS, Pedro Coutinho, esse é um processo muito normal e acrescenta: 

“O Pix teve um crescimento muito grande em função das transações de TED e DOC. Com a entrada do Pix em 16 de novembro, houve uma redução de TED e DOC. Mas no que se refere ao pagamento dentro dos estabelecimentos, claramente ainda não teve um impacto. Por quê? Tem um processo de amadurecimento, de implantação” .

A análise realizada por Coutinho reforça que, por ser uma tecnologia ainda muito recente no cenário nacional, a sua utilização no comércio depende de um período de maturação tecnológica. O que difere da pessoa física, que depende apenas de seu smartphone. 

Por fim, o executivo acrescentou que 80% das maquininhas de cartão já estão preparadas para receberem o Pix e que o processo de adequação deverá ser concluído ainda no primeiro semestre de 2021. 

Cuidado com os golpes

Novas oportunidades, novos desafios. É inevitável: sempre que uma nova tecnologia financeira surge trazendo praticidade ao dia a dia, novas tentativas de golpes são criadas.  

Infelizmente com o Pix não está sendo diferente. Uma grande tentativa de golpes vem sido observada nos últimos meses no país. Em sua grande maioria, os criminosos invadem contas de Whatsapp para se passarem por outras pessoas. 

Em seguida acionam os contatos mais próximos dessas vítimas, solicitando dinheiro para o pagamento de dívidas, prometendo rápida devolução. Em muitos casos, esses criminosos de fato recebem os valores solicitados. 

Uma dica preciosa é sempre se aprofundar no cenário para checar a autenticidade do ato. Ligar para o número do conhecido é uma forma de garantir quem de fato está utilizando a conta para fazer a solicitação. 

Novas APIs da GR1D focadas no Pix

Focada em desenvolver soluções modernas para se adequar aos novos conceitos da transformação digital, a GR1D vem desenvolvendo soluções tecnológicas para modernizar o acesso aos meios financeiros, como é o caso do Pix. 

A ferramenta Receber via Pix, por exemplo, permite que o seu negócio faça uso da modalidade apenas com o apoio de um QR Code! Clique aqui e saiba mais!

Destaque-se no mercado! Aproveite para conhecer o marketplace de APIs da GR1D e saiba como adequar soluções financeiras eficazes em seus principais projetos!

Posts relacionados