Qual será o futuro das APIs?

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As APIs (interfaces de programação de aplicativos) existem há décadas. Elas permitem que sistemas diferentes falem uns com os outros de maneira rápida e contínua.

No entanto, foi nos últimos anos que essa tecnologia ganhou uma grande força. Então, por que tanto interesse em APIs? Um dos motivos mais relevantes é o crescimento da computação em nuvem, o que levou à necessidade de integração.

As APIs permitem que as empresas criem produtos e serviços com mais facilidade que, de outra forma, demorariam muito para serem construídos. Os desenvolvedores podem usar essas APIs para acessar mais facilmente informações críticas de negócios e se concentrar em outras prioridades.

Neste artigo, apresentamos o conceito de API Economy e as vantagens do uso desta tecnologia.

Continue lendo o artigo e saiba mais!

O que é a API Economy?

Também conhecida como economia orientada por API, o conceito se refere à troca de valor entre consumidores e provedores por meio de APIs.

Veja o Uber, por exemplo. O aplicativo móvel provocou uma disrupção em todo o setor de transporte ao combinar APIs públicas com seus processos proprietários. A empresa começou consumindo a API do Google Maps sem ter que construir seu próprio sistema de mapeamento.

Outro exemplo é a parceria do McDonald’s com a Uber Eats para entregar alimentos a clientes famintos sem implantar seus próprios serviços de entrega.

Tudo isso é possível graças ao uso das APIs. Essa troca de valor é o que compõe a API Economy. É sobre como as empresas podem trabalhar juntas para criar mais valor do que qualquer uma delas poderia fazer de maneira independente.

Como a API Economy impacta os negócios?

A API Economy permite que as organizações desenvolvam novas maneiras de criar valor, ampliando o portfólio de serviços e potencializando seus resultados.

Companhias de sucesso que investem em API Economy ganham muitos benefícios:

  • Experiência do cliente aprimorada: a partir das percepções, feedbacks e do uso dos clientes, as empresas buscam na API Economy os recursos certos para melhorar a experiência do cliente;
  • Inovação contínua: a partir do uso da API Economy é possível ganhar agilidade, qualidade e constância no processo de inovação;
  • Maior eficiência: com a API Economy, os participantes tornam seus ativos digitais prontamente acessíveis. Assim, todos os participantes desenvolvem produtos, serviços e funcionalidades exclusivos com rapidez e menor custo;
  • Entrega rápida: ao explorar ferramentas de desenvolvimento abertas e modernas aceitas pela indústria, torna-se mais rápido construir e trazer produtos ao mercado, bem como identificar novas oportunidades de receita com mais agilidade.

API Economy: como participar deste movimento?

Para desenvolver e compartilhar interfaces de integração com outros parceiros participando da API Economy, o desafio é criar produtos ou serviços alinhados com as necessidades imediatas do mercado.

Existem três práticas que podem ajudar sua empresa nesta jornada:

Comece pequeno, mas projete escalabilidade: defina metas realistas para sua estratégia de adoção da API e identifique consumidores qualificados com os quais as APIs podem ser testadas e aumentadas rapidamente se forem bem-sucedidas.

Reconheça possíveis fontes de valor das APIs: identifique áreas na cadeia de valor onde uma conectividade mais contínua agregue valor à organização e busque

parceiros internos e externos para oferecer novas proposições de mercado.

Desenvolva um caso de negócios: descreva claramente as metas de negócios da sua empresa que vão impulsionar a criação ou o consumo das APIs, busque possíveis estratégias de monetização e avalie sua infraestrutura de TI para confirmar se ela é suficiente para o desenvolvimento de APIs e suporte contínuo.

6 tendências para o futuro das APIs

Uma vez participando da API Economy, a companhia precisa conhecer as tendências e novas possibilidades relacionadas ao desenvolvimento e ao uso de APIs nos projetos de inovação.

A seguir, conheça 5 tendências que indicam como serão as APIs do futuro:

#1 Melhor experiência de API em dispositivos móveis

Com HTTP3, a camada de transporte subjacente da pilha de protocolos TCP / IP está passando por uma reformulação completa para oferecer suporte à melhor transmissão de pacotes sob cobertura de rede baixa e flutuante.

Assim, os desenvolvedores de aplicativos podem incorporar mais APIs em aplicativos móveis para melhorar seu tempo de entrada no mercado. Graças aos esforços de padronização em torno de HTTP3 e QUIC, o acesso à API será mais rápido e os aplicativos móveis terão um desempenho significativamente melhor, mesmo quando sujeitos a uma cobertura sem fio irregular.

#2 Novos modelos de negócios em torno de APIs orientadas a eventos

Com APIs orientadas a eventos, os provedores de API têm um papel ativo no atendimento aos consumidores de API. Isso também significa uma mudança na execução da lógica de negócios e no gerenciamento do estado do aplicativo na extremidade do provedor de API.

Por exemplo, quando você agenda uma viagem no Uber, o aplicativo atribui automaticamente um motorista no horário agendado e avisa você. Nos bastidores, esta é uma API orientada a eventos que toma decisões em seu nome para atendê-lo. Com o uso de Inteligência Artificial e análises, serviços baseados em API mais sofisticados e orientados a eventos podem ser desenvolvidos para diferentes aplicativos.

#3 Melhor padronização para APIs

Embora os protocolos para implementação de APIs tenham um padrão, há uma necessidade de padronizar de ponta a ponta o modo como as APIs são definidas e descritas de maneira interoperável.

Isso é necessário para permitir uma interpretação consistente da especificação da API, tanto por humanos quanto no nível da máquina. A Open API Initiative (OAI) visa construir uma especificação de API que seja agnóstica em linguagem de programação. Assim, será possível ter o desenvolvimento de ferramentas e documentação em um formato padronizado.

#4 Ascensão dos microsserviços para entrega de APIs

Os microsserviços mudaram o panorama de como um software é implantado. De acordo com o relatório do Smartbear State of APIs 2019, eles serão facilitadores da adoção de APIs. Nos próximos anos, estruturas de back-end de API devem ser desenvolvidas em torno da arquitetura de microsserviços.

#5 Arquitetura baseada em API para aplicativos de usuário final

Considerando o aumento de serviços orientados por API nos últimos anos, pode valer a pena para alguns desenvolvedores construir e hospedar APIs em vez de construir aplicativos. Isso dá origem a uma arquitetura orientada por API.

Hoje, um desenvolvedor de aplicativo pode adicionar um novo recurso a um app escrevendo um código sozinho, ou alguém pode dizer a ele: “Existe uma API para isso”.

Marketplace de APIs da GR1D: porta de entrada para o futuro da API Economy

A grande vantagem da API Economy é que ela não se destina apenas para empresas de tecnologia. Ao estender essa estrutura de compartilhamento de dados para companhias de outros segmentos, a API Economy abre muitas possibilidades de construção e operação para os negócios.

Se você quer explorar as APIs na estratégia de transformação digital da sua companhia, precisa conhecer o marketplace de APIs da GR1D.

Na plataforma, você encontra um amplo portfólio de APIs testadas e aprovadas em uma curadoria minuciosa. As interfaces têm documentação completa e estão prontas para uso.

O futuro já começou e o marketplace da GR1D ajuda você a se posicionar neste novo tempo.

Quer saber mais sobre a plataforma de APIs? Leia nosso artigo e conheça em profundidade o marketplace de APIs da GR1D.

Posts relacionados