Como reter os melhores talentos no mercado de seguros?

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conforme a transformação digital se torna uma realidade no mercado de seguros, novas tecnologias acabam sendo inseridas neste contexto e exigindo que profissionais desenvolvam habilidades adequadas para utilizá-las.

O problema é que, seja na indústria de seguros ou qualquer outro segmento, a escassez de talentos digitais continua sendo um grave problema. Isso acontece porque os atuários, por exemplo, que precisam fazer inúmeras análises para gerenciar riscos, agora precisam trabalhar ao lado de inteligência artificial ou ferramentas de big data para buscar respostas mais precisas.

Outro fator que acelera ainda mais essa necessidade de contratação de talentos criativos e que tenham visão estratégica e holística é a presença cada vez maior das insurtechs, que aumentam a competitividade e dificultam a concorrência no mercado de seguros.

Se esta também é uma preocupação da sua empresa, continue a leitura deste post para entender quais as melhores formas de reter talentos nas companhias!

Panorama da contratação de talentos no mercado de seguros

Segundo a publicação 2019 Insurance Industry Outlook, da Deloitte, a dificuldade de contratação e retenção de talentos no mercado de seguros está mais acirrada do que esteve na última década, principalmente em relação aos profissionais experientes em tecnologia, ciência de dados e talento atuarial.

Além disso, a crescente presença de ferramentas de automação, robótica e inteligência artificial tem substituído trabalhos manuais e burocráticos, impactando no trabalho de quem não acompanha toda esta digitalização.

De acordo com o mesmo relatório citado acima, toda esta transformação digital no mercado de trabalho tem exigido um novo olhar das seguradoras. A partir de agora, é necessário desmembrar cada função para entender de que forma a tecnologia pode ser utilizada para aumentar a produtividade e diminuir a perda de tempo com cálculos e funções operacionais nada estratégicos.

Depois destas análises iniciais, é preciso identificar novos conjuntos de habilidades que podem ser necessários, e maximizar o valor que os funcionários podem agregar. Dessa forma, as seguradoras também podem retreinar e reaproveitar os trabalhadores afetados por atualizações tecnológicas e mesclar profissionais contratados em tempo integral a freelancers e temporários.

Como reter talentos no mercado de seguros?

Não é à toa que a retenção de talentos seja um problema tão grande no mercado de seguros. A demanda por profissionais que tenham as habilidades digitais necessárias para a transformação digital do ecossistema é muito maior do que a oferta. E isso quer dizer que os profissionais podem escolher muito bem onde trabalhar e quanto cobrar por isso.

A rotatividade de colaboradores acaba sendo muito prejudicial para o andamento dos projetos. Ela afeta não apenas a produtividade da equipe, mas também toda a parte financeira e de RH que investiu em possíveis treinamentos e ainda tem que lidar com as dores de cabeça que envolvem a demissão e depois as novas entrevistas, contratação, entre outros.

Mas o que faz com que estes talentos optem por permanecer mais tempo nas empresas? Na realidade, é um leque de estratégias que envolvem motivação, estímulo, valorização, e muitas outras questões que acabam sendo mais importantes até do que salários e benefícios oferecidos.

Antes de questionar os motivos pelos quais os profissionais desistem de trabalhar na empresa, é necessário entender de que forma a empresa trabalha para manter o colaborador. E, neste caso, vale se questionar sobre alguns tópicos:

  • Quais as estratégias criadas pela empresa para motivar e engajar colaboradores?
  • Os feedbacks são contínuos? Se sim, como funcionam as recompensas para aqueles colaboradores que fazem um ótimo trabalho?
  • A empresa tem um plano de carreira claro?
  • Os líderes são abertos e buscam uma comunicação transparente e próxima com os funcionários?

Como dissemos, são inúmeros os fatores que fazem um talento permanecer ou não numa empresa. Agora, vamos às estratégias que podem facilitar a retenção dos colaboradores no mercado de seguros:

Contrate o profissional adequado

Parece uma dica boba, mas às vezes o profissional apresenta as habilidades necessárias que a empresa precisa, porém o perfil dele não condiz com a cultura organizacional, por exemplo. Nesta primeira etapa, é preciso fazer uma entrevista em etapas para avaliar bem cada candidato antes de tomar a decisão.

Ofereça um plano de carreira claro

Muitas vezes acontece de o colaborador gostar de trabalhar na empresa, mas a falta de clareza quanto ao próprio crescimento pode levar ao sentimento de estagnação ou falta de novos desafios.

Nesta segunda etapa, além de definir um plano de carreira com os objetivos que devem ser alcançados para subir de nível, é necessário entender as habilidades, características pessoais, sonhos e metas do próprio colaborador também.

Recompense a dedicação

Como a empresa valoriza o funcionário e retribui toda a dedicação dele? É claro que pagar um bom salário e benefícios é importantíssimo, mas existem outras formas de agradecer e valorizar, como elogios públicos, bônus, cursos, viagens, jantares grátis e outras iniciativas.

Aprenda a observar os colaboradores como indivíduos

Alguns podem gostar de desafios e se dedicam horas numa tarefa, outros evitam horas extras, existem aqueles que precisam de um incentivo a mais e os que são criativos e proativos por conta própria. Cada funcionário é um ser humano diferente, e entendê-los e tratá-los de forma diferenciada dá a sensação de importância, abertura e proximidade com os líderes e gestores.

Invista nos funcionários

Será que aquele colaborador que já está há anos na empresa não merece aprender uma nova habilidade no lugar de ser substituído por outra pessoa? Proporcionar novos aprendizados é uma excelente forma de mostrar que a empresa valoriza o trabalho da pessoa e quer que ela se desenvolva para que a parceria continue.

Também vale a pena fazer um levantamento das necessidades da companhia, principalmente as relacionadas ao uso de novas tecnologias e ferramentas. Talvez um colaborador esteja pronto para aprender uma habilidade nova e poderá suprir esta falta que a empresa vive atualmente.

E lembre-se sempre: não existe empresa sem funcionários, então valorize quem está ao seu lado!

Continue lendo os Trends da GR1D Insurance!

Posts relacionados