O futuro das insurtechs e fintechs nos próximos 10 anos

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os fundamentos não mudaram, a tecnologia está em constante evolução e isso se aplica ainda mais aos serviços financeiros. Insurtechs e fintechs continuam crescendo rapidamente, entregando produtos melhores a custos mais baixos, impactando diretamente os mercados globais de trilhões de dólares. 

Seja para aumentar a eficiência no uso de serviços fornecidos por empresas financeiras e seguradoras ou para aumentar a retenção de clientes por meio de velocidade e conveniência, insurtechs e fintechs estão transformando o mercado de seguros e serviços financeiros por soluções orientadas à tecnologia.

À medida que mais consumidores recorreram a soluções de tecnologia financeira para gerenciar suas finanças. Novas oportunidades continuam surgindo no setor de insurtech e fintech em todo o mundo, um cenário promissor para as startups que trabalham com tecnologia e inovação.

Mesmo com tanto avanço tecnológico, a pergunta que surge diante de tanta inovação é: o que será das startups de seguros e serviços financeiros nos próximos 10 anos? Como elas continuarão a oferecer novos recursos em um mercado competitivo e de alto risco?

O que será das insurtechs e fintechs nos próximos 10 anos?

Para ajudar a responder a essa pergunta, a consultoria em gestão global McKinsey & Company mostra em seu recente relatório cinco tendências inovadoras que transformarão o espaço das insurtechs e fintechs na próxima década. 

Essas tendências serão impulsionadas principalmente por novas tecnologias e serão transformadoras tanto como uma força combinada quanto individualmente. 

As seguradoras, sem dúvida, se concentrarão em melhorar a experiência do cliente, aumentando a transparência e simplificando o processo de sinistros, a fim de aumentar as taxas de retenção e fortalecer a fidelidade à marca do consumidor.

  1. Mudança drástica no perfil de risco e na forma como as seguradoras devem gerenciá-lo junto aos seus clientes

Os seguros de automóveis passam por uma verdadeira transformação, à medida que a inteligência artificial (IA) e a tecnologia por trás dos carros autônomos passam a fazer parte da realidade dos motoristas. 

A inovação inaugura a era da alta precisão, transparência e controle. São satélites, drones e dados em tempo real proporcionando às seguradoras uma visibilidade e controle ao risco nunca antes vista em torno dos segurados e seus bens. 

A automação de sinistros após desastres naturais passa a ser escalável e entregue em tempo real. A indústria de seguros de vida passa a oferecer aos seus clientes produtos customizados com coberturas flexíveis de acordo com as necessidades dos segurados. 

Além disso, o uso de dados associado à adoção de alta tecnologia resulta em seguradoras aperfeiçoando sua gestão ao risco diante do cibercrime e o crescimento dos invasores digitais, a exemplo do que já foi visto nestes últimos três a cinco anos.

  1. Inteligência Artificial (IA) aplicada a processos

A McKinsey mostra em seu estudo que um número pequeno de empresas conseguiu, de fato, dimensionar seus recursos em todos os setores do negócio. 

À proporção que a Inteligência Artificial ganha espaço e se torna mais comum, criando soluções com base em IA e dados, as operadoras poderão reestruturar seus principais processos de forma a se tornarem mais preditivos por natureza. 

Na prática, de acordo com o relatório, a IA criará um “modelo humano que aumentará a produtividade, permitindo pontos de contato de maior qualidade com os clientes”. Além de reengenharia dos seus processos de negócio, as principais operadoras e players do mercado usarão o advento da IA ​​para criar produtos e serviços baseados em dados e análises.

  1. Infraestrutura de TI distribuída na nuvem

McKinsey aponta para um futuro em que a computação em nuvem resolve o desafio da dívida tecnológica, causada por sistemas legados, que geram negócios sobrecarregados em grande escala nas empresas. 

Com o desenvolvimento do setor, as empresas passam pela transformação digital de forma rápida, migrando todos os seus principais sistemas para a nuvem. Essa renovação tecnológica resultará em seguradoras cada vez mais ágeis no lançamento de novos produtos e na criação de um melhor atendimento ao cliente. 

A computação em  nuvem também será um elemento essencial para gerar poder computacional necessário para compreender e processar grandes conjuntos de dados, a exemplo de dezenas de milhões de sinistros. 

Com o desenvolvimento contínuo de ecossistemas digitais e globais, as seguradoras nativas da nuvem se encontrarão atuando como orquestradores de sistemas, trabalhando como um hub de conexão entre clientes, distribuidores, insurtech, provedores de assistência médica, operadoras e resseguradoras, entre outros.

  1. Automação e virtualização aplicado às operações de back-office

Robotic Process Automation (RPA), uma combinação de aprendizado de máquina (machine learning – ML) e Inteligência Artificial, será uma das tecnologias responsáveis pela automatização de processos de negócio, a exemplo das operações de back-office. 

Segundo a McKinsey, essas inovações tecnológicas ajudarão as operadoras a repensar seus serviços. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, pode permitir o monitoramento em tempo real de equipamentos, permitindo a manutenção preditiva antes que incidentes aconteçam. Transformando assim, a experiência de acidentes para todas as áreas com potencial de danos físicos.

  1. Conectividade de alta velocidade com a tecnologia 5G

Junto com a IoT, a conectividade via tecnologia móvel 5G permitirá que um número crescente de sensores incremente o uso contínuo de dados e a criação de produtos relacionados à saúde, qualidade de vida e outras áreas afins. 

O número crescente de dispositivos e a velocidade com que os dados serão coletados e compartilhados resultarão em maior precisão em relação às necessidades dos clientes. “O aumento da prevalência do 5G permite que esses dados sejam compartilhados em latências mais baixas e ajuda as seguradoras a fornecer serviços em tempo real aos clientes”, afirma o relatório da consultoria McKinsey.

Um cenário de grande transformação

À medida que essas tendências se tornam realidade e começam a impactar a natureza das operações e produtos de seguros. As operadoras precisarão considerar cuidadosamente uma série de questões críticas ao negócio para se informar a respeito das mudanças, para desta forma, tomar as melhores decisões e ações em um futuro próximo.

Sua empresa está pronta para essa revolução? A Gr1d é a primeira plataforma de APIs no Brasil, onde consumidores de tecnologia e provedores de APIs criam novos modelos de negócios.

Venha conhecer o marketplace de APIs da GR1D e saiba como conectamos pessoas e negócios para trazer novas soluções para o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados